RESUMO:
Todo líder enfrenta dois grandes desafios.
O primeiro é motivar a sua equipe para obter resultados excepcionais.
O segundo é manter a equipe motivada.
Motivar pessoas é conseguir que elas ajam ou se comportem de uma forma esperada.
As pessoas se motivam quando desejam alcançar algo ou quando desejam evitar algo.
No ambiente empresarial a ligação entre motivação e desempenho é direta e proporcional.']
As pessoas se motivam quando a empresa define metas factíveis e uma premiação para aqueles que as atingem ou superam.
Essa é uma maneira eficiente de motivar a empresa como um todo para atingir o resultado planejado para o ano.
Embora importante, vamos deixar de lado as premiações que a empresa regularmente proporciona em função de campanhas de incentivos, bônus por cumprimento de metas corporativas, etc.
Meu intuito aqui é falar de como você pode usar uma ferramenta eficaz e de motivação junto ao grupo que lidera. O Reconhecimento!
Toda e qualquer interação de um líder com a sua equipe tem consequência direta na motivação do individuo e do grupo.
Seja no tom e na forma da advertência, seja na maneira como transmitimos notícias ou informações inesperadas ou indesejadas ou na forma como comunicamos conquistas e resultados positivos. A motivação no longo prazo é a soma das conquistas e das renovações das motivações diárias.
Todo ser humano que vive em uma sociedade organizada tem a necessidade de reconhecimento. Enganam-se aqueles que acreditam que o único reconhecimento que interessa é a recompensa monetária. Embora talvez seja essa a primeira resposta espontânea quando indagamos alguém sobre que recompensa ele espera receber, na prática, observamos que o reconhecimento social tem efeito mais duradouro.
A recompensa em dinheiro tem um efeito imediato e efêmero, que tende a desaparecer depois que o dinheiro foi gasto. Principalmente se foi gasto em coisa supérflua. E sobre isso não temos controle.
O reconhecimento perante o grupo, uma menção que a pessoa possa levar para casa e orgulhosamente mostrar para a família gera um engrandecimento de autoestima que motiva por muito mais tempo.
Quer impactar ainda mais? Convide a família e preste a homenagem na presença dos companheiros e da família do seu colaborador que mereceu esse destaque. Ele guardará isso por anos ou, talvez, para o resto da vida.
Cuidado para não tornar isso banal. O reconhecimento deve ser valorizado, deve acontecer apenas quando desempenhos individuais puderem ser classificados como excepcionais.
É importante que isso não seja anunciado ou promovido antecipadamente, senão tornar-se-á uma campanha de incentivo com datas e premiações previsíveis. Por mais estruturado e planejado que isso seja entre você e seus superiores, é importante que, para o grupo, ele ocorra de forma espontânea e inesperada, sem qualquer periodicidade estabelecida.
O grande efeito só se obtém quando o grupo passa a perceber por si próprio que se cada um fizer além do que dele é esperado, com certeza ele estará sendo observado e competindo para se tornar destaque em algum momento.
Já vi coisas fantásticas acontecerem usando-se esse conceito. Empresas que conseguiram surpreender seus clientes, todos empresários poderosos, bem sucedidos e ricos que não teriam nenhuma atratividade por qualquer prêmio em dinheiro, mas que não se contiveram em lágrimas ao serem homenageados perante a família e um grupo seleto de empresários que superam metas internas do fornecedor sem saber disso. Vejam a inversão de valores. Um fabricante criando algo de desejo para a cadeia atacadista. Normalmente, é a cadeia atacadista que usa seu poder de compra para tornar reféns os seus fornecedores.
Voltando ao âmbito do grupo que você lidera, tente conseguir uma verba para essas ocasiões. É possível torná-la muito mais marcante se você puder proporcionar um jantar para coroar a premiação, ou patrocinar uma viagem para o destaque e sua esposa ou marido, quiçá até com toda a família.
Seja criativo. Mesmo com pouca ou nenhuma verba é possível fazer algo usando esse conceito. Mantenha seu grupo sempre motivado.
Lembre-se a todo instante de que o líder de sucesso é aquele que mesmo tendo sido imposto ao grupo como seu chefe, consegue pelo exemplo, pela capacidade e pela empatia ser reconhecido pelo grupo como seu verdadeiro líder.
Sucesso!
Autor: José Alberto de Matos
Fonte: http://www.pexec.com.br/jmatos/Lidero.html
Currículo:
É graduado em Engenharia Eletrônica e em Engenharia de Produção pela FEI.
Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela SDE - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial.
Trabalhou na Ericsson do Brasil por 19 anos, onde iniciou carreira como estagiário de Engenharia.
Desenvolveu sua carreira técnica por 10 anos nas áreas de desenvolvimento de hardware e software para sistemas de telecomunicações.
Nas áreas comercial e administrativa ocupou, nos últimos 20 anos, diversos cargos executivos na própria Ericsson e na Philips do Brasil, onde trabalhou por 12 anos como Gerente de Marketing e Produtos e como Gerente Geral de Marketing e Vendas para a América Latina.
Na área acadêmica, atua como professor em cursos de pós-graduação desde 1985 em instituições de renome como FAAP, IBMEC e Centro Universitário SENAC-SP.
No SENAC, desenvolveu e coordenou os cursos de pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios e o MBA em Business Intelligence.
É professor das disciplinas:
Marketing Estratégico;
CRM (Customer Relationship Management) e
Jogos de Empresas.
É palestrante nas áreas de gestão empresarial e planejamento estratégico.
Autor de artigos relacionados a Gestão de Negócios e CRM.
Atualmente é o CEO do Portal Estilo Executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário